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A importância da Unificação de Mensagens

O impacto de mensagens unificadas se estende bem além do correio de voz e da caixa de entrada de e-mail.

Quando alguém fala sobre “mensagens”, provavelmente você pensará que se trata de mensagens instantâneas ou mensagens de texto – essas duas formas altamente populares de comunicação têm crescido muito nos últimos anos. Mas a mensagem unificada é muito mais crítico; é na verdade, um item chave, para uma estratégia global de comunicação unificada muito mais relevante do que a maioria imagina.

Isto pode surpreendê-lo. Afinal de contas, você vai encontrar muitos mais posts e debates apaixonados sobre coisas como instalações on premise versus nuvem e softphones vs. telefones fixos do que sobre o significado de mensagens unificadas. Mas é significativo.

Em defesa do correio de voz;
Qualquer consideração da importância de mensagens unificadas deve começar com uma olhada em um dos seus principais componentes, correio de voz. Em um recente artigo, o observador da indústria, Andrew Prokop opinou que o correio de voz deve desaparecer. “Vivemos em um mundo onde a velocidade é essencial, e nossos olhos entendem palavras em uma tela muito mais rápido do que os nossos ouvidos podem ouvir a mesma coisa. O texto é acionável, correio de voz não é”, escreveu ele.

O correio de voz se originou na década de 1980 e ainda é comum nos dias de hoje. As operadoras de serviços de voz (residencial, comercial e celular) continuam oferecendo correio de voz e / ou mensagens unificadas, por todo esse período – e com razão. A tecnologia é mais útil do que muitos gostariam de admitir. Por um lado, ele, sozinho, matou o sinal de ocupado, algo que muitos jovens da geração Z nunca ouviu. Os serviços de correio de voz das operadoras também conseguiram acabar com os dispositivos pessoais de secretária eletrônica.

Enquanto mensagens de texto podem ser mais “acionáveis”, nem sempre é uma opção. Já não podemos ditar como os outros devem se comunicar.

O papel de Reconhecimento de Fala;
Inicialmente, o conceito de mensagens unificadas era definido como ser capaz de acessar mensagens de voz em sua caixa de entrada de e-mail. Isso é bom, porém, mensagens unificadas pode fazer mais. Se o texto é muito mais acionável, o próximo passo óbvio é converter mensagens de voz em texto usando reconhecimento de voz e transcrição. A tecnologia está longe de ser perfeita, pois os sistemas de captura de áudio podem variar conforme o dispositivo usado, mas geralmente é boa o suficiente para classificar por tema e prioridade.

Os sistemas de reconhecimento da fala como interface estão se tornando muito melhor e cada vez mais populares. O Google recentemente concluiu que 55% dos adolescentes nos EUA entre as idades de 13 e 18 usam seu sistema de busca por voz diariamente. O Siri, da Apple, apesar de apenas dois anos de idade, mudou o mundo – pelo menos em expectativas – e os avanços contínuos em algoritmos de redes neurais continuam a avançar a tecnologia de reconhecimento de voz.

Novas aplicações estão ampliando o reconhecimento de voz em aplicações diárias. A Amazon acaba de lançar Echo, seu assistente pessoal. A Microsoft está testando Skype Translator, que pode executar traduções em tempo real entre os idiomas. E o Google anunciou recentemente que os apps Android agora podem utilizar a funcionalidade de pesquisa do Google incorporando voz.

Nas empresas, as plataformas de mensagens unificadas geralmente abrigam as capacidades de reconhecimento de voz. Aplicações criadas para serem usadas como assistente pessoal estão surgindo em diversas plataformas. Atom da AVST, por exemplo, combina voz, mensagens, localização e calendário para permitir chamadas de priorização, triagem, encaminhamento e alertas. Atom pode encaminhar chamadas com base na localização do usuário e executar tarefas, como “Chamar Eric”.

A evolução da tecnologia;
O sistemas de mensagens unificadas continuam a ficar mais robustos e supreendem a cada ano. No mês passado, AVST lançou uma lista de novos recursos para sua plataforma CX-E, por exemplo. A lista de novas features, que é surpreendentemente longa para uma tecnologia tão “madura”, demonstra como o sistema de mensagens se tornou amplo. Entre os novos recursos há várias features pelas quais a mensagem unificada continua a ser a chave para uma estratégia de UC dentro das empresas.

Como o exemplo do CX-E mostra, os sitemas de mensagens unificadas atuais já percorreram um longo caminho. Não cometa o erro de rotulá-los como apenas correio de voz. Voz é a forma mais básica de comunicação, e dentro de uma tendência que poderíamos classificar como retrô, no sentido de integração de voz e texto, está se tornando atraente novamente.

No artigo “Você está errado sobre Voicemail”, o escritor Leslie Horn compartilhou conosco como foi significativo ouvir as mensagens de voz deixadas por amigos e familiares após a morte inesperada de seu pai. “Eu não as ouvi imediatamente. Mas eles estavam lá como um conforto de fato, quando eu precisava de um pouco… Às vezes, é bom apenas ouvir a voz de alguém. E-mail é grande, mensagens de texto é bom, mas é preciso esforço para pegar o telefone. “

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